Visualizações de página

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tribo indígena visita escola em Salvador

A abertura da Semana vai ser com uma visita bastante especial para os alunos. Nesta quinta e sexta-feira os índios da tribo Kariri-Xocó, da reserva Thá-Fene ( Semente Viva), localizada no bairro de Portão (Lauro de Freitas), a 30 km de Salvador, vão ao Vitória-Régia apresentar para os estudantes toda a cultura e artesanato indígena. Uma oportunidade de conhecer de perto um pouco mais da história e dos costumes dos primeiros habitantes do Brasil, normalmente, vistos apenas nos livros. 

A programação da Semana da Diversidade começa na quinta-feira (18) e vai até o próximo dia 27 de abril. Várias ações culturais serão realizadas entre os alunos do Vitória Régia Centro Educacional em Salvador. O evento busca oportunizar reflexões, promover a democracia na escola e ampliar a qualidade das relações sociais pela interação. 

Para Alice Ramos, diretora pedagógica do Centro, esse é um trabalho relevante. Um tema atual que precisa ser discutido e respeitado em todos os setores da vida. “Cada pessoa enquanto cidadão deve ser vista como sujeito único, com personalidade, modo de ver, sentir e em suas potencialidades aceitas e bem vistas pela sociedade a qual faz parte. Esse trabalho implica na participação da Escola como corresponsável na construção de caráter e consciência coletiva do nosso alunado.”

Foto: Divulgação
Atividades internas também vão marcar as comemorações pelo dia de Tiradentes (21/04), e o descobrimento do Brasil, (22/04). Ainda estão agendadas idas ao teatro, para apresentar aos estudantes a arte da dramaturgia e o encerramento com o Salão do Livro, onde os meninos de todas as idades vão ter acesso a várias editoras, autores e livros. Uma forma de estimular a leitura, importante fonte de conhecimento. O Salão vai ser realizado nos próximos dias 26 e 27 de abril. Para quem quer exercitar a criatividade o Vitória Régia realiza também, no último dia do evento, diversas oficinas pedagógicas como criação de história coletiva, dedoches ( fantoches de dedo), música, além de uma Copa das Confraternizações com competições de voleibol e futsal.

“Discutimos esse tema em formato de círculo de palestras, em sala de aula pelos professores, que trabalham filmes, textos, poesias, músicas, literaturas; e pela orientação educacional que trabalha tópicos como: cooperação, respeito, disciplina, honestidade, amizade, generosidade, dignidade, trabalho, entre outros valores humanos.”, afirma Alice.

Nenhum comentário: