Visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2013

Fonoaudiólogo alerta para cuidados necessários com a voz

Em razão da proximidade do Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, o fonoaudiólogo Marcus Carvalho, que também é professor de canto e regente do primeiro coral de soul music do Estado, o “Black Bahia”, alerta para a necessidade do profissional que têm a voz como instrumento de trabalho cuidar adequadamente desse bem, além de oferecer dicas que podem ser seguidas por todos, sem exceção. 

“Hoje em dia, em qualquer atividade, o uso adequado da voz é um diferencial profissional. E a comunicação é indispensável às relações humanas. Então, ocorrendo rouquidão, afonia perda vocal e dificuldade ou cansaço para falar, é necessário procurar um profissional habilitado, como um otorrinolaringologista e também um fonoaudiólogo, para avaliar cada caso, identificar e tratar corretamente o problema, que em casos mais graves, pode ser até indicativo de câncer de laringe. Portanto, é imprescindível buscar informações sobre sua saúde vocal”, explica. 

Riscos - Instrumento de trabalho, a voz exige constante avaliação de um profissional ao primeiro sinal de desconforto. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (2012), o Brasil ocupa o 2º lugar em diagnóstico de câncer de laringe, atrás apenas da Espanha. E, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente no ano passado, 6 mil novos casos da doença foram diagnosticados no país. 


De acordo com Marcus Carvalho, a totalidade dos clientes que o procuram chega ao consultório com as mesmas queixas: afonia e/ou rouquidão após realização exaustiva de suas atividades. “São cantores que ‘perdem’ a voz após um show, radialistas e apresentadores que ficam afônicos no término do programa, etc.”, informa. “O desafio é preparar essas vozes para que possam, através de exercícios personalizados, manter sua integridade mesmo após uma atividade desgastante”, diz.


Vocal coach - Especialista no tratamento da voz alterada – ou disfônica -, atuando ainda na área de fisiologia da voz, onde cada exercício, métodos e tratamento são direcionados à necessidade individual do paciente, Marcus Carvalho é procurado por advogados, jornalistas, apresentadores, religiosos, mas, principalmente, atores e cantores. Em sua carteira de clientes constam revelações e artistas já consagrados da música e do teatro baiano que buscam a forma mais adequada para cuidar de suas vozes.

“O trabalho de vocal coach é direcionado para cada indivíduo de forma única, explorando suas necessidades e particularidades. Não há repetições de métodos. Trabalhamos a voz de acordo com o tipo de atividade ou estilo, integrando técnicas utilizadas tanto na fonoaudiologia clínica como no aperfeiçoamento vocal”, diz. 

Dentre os artistas que realizam ou já realizaram o trabalho de preparação vocal com Marcus Carvalho destacam-se: Lucas Kart (Kart Love), premiado como cantor revelação do carnaval 2013; Katê (ex-Voa Dois); Lincoln Sena (Duas Medidas); Fernanda Fernandes (Forrozão); Dan Miranda e Marta Lan (Filhos de Jorge, conhecidos e premiados pelo hit “Ziriguidum”). 

Belting - Além desses artistas, Marcus Carvalho é responsável pela preparação vocal da equipe do musical “Éramos Gays”, que estreou em Salvador no início do ano e já é sucesso de público e crítica. “Neste trabalho é utilizada uma técnica específica, ainda pouco difundida no Brasil, conhecida como ‘Belting’ - que consiste na projeção da voz em notas mais agudas, sem com isso danificar as pregas vocais -, amplamente utilizada em musicais da Broadway, e difundida pelas grandes estrelas da música pop internacional”, esclarece. 

Dentre os cuidados básicos com a voz recomendados pelo fonoaudiólogo estão: a constante hidratação, com ingestão de água; evitar alimentos muito condimentados; assim como o uso de refrigerantes e café em excesso; a prática diária de aquecimentos e exercícios vocais e respiratórios devidamente direcionados; além de buscar a avaliação profissional de um especialista. 

O profissional - Com uma década de atuação no mercado, Marcus Carvalho é graduado em Fonoaudiologia pela Unime (BA); Com especialização em Voz com ênfase em Comunicação Profissional – Faculdade Redentor (RJ); Pós-graduação lato sensu em Voz Clinica – INVOZ; Speech, Language and Swallowing Disorders: Advances in Diagnosis and treatment. University of Florida Cranoifacial Center. Flórida (EUA); Doutorando em Fonoaudiologia - Universidad Del Museo Social Argentino.

Atualmente, mantém consultório localizado no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador.

Marcus Carvalho (Divulgação)

Nenhum comentário: