Visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Anjo bom da Bahia será nomeada beata

Anna Carolina Lima

A Igreja Católica está em festa. E não é pra menos. Irmã Dulce será declarada beata. A notícia foi dada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, em visita a sede das Obras Sociais Irmã Dulce, na última quarta (27).
Com o título de Bem-aventurada Dulce dos Pobres, Irmã Dulce vai ser a segunda religiosa nomeada beata em Salvador. A primeira foi a Irmã Lindalva Justo de Oliveira, em cerimônia realizada em 2007, na Fonte Nova. Lindalva foi morta com 44 facadas por um interno do abrigo Dom Pedro II. Isso fez com que ela não precisasse de comprovação de milagre para receber tal título, pois o contexto em que foi morta é maior do que qualquer tipo de milagre. "A morte de Irmã Lindalva coincidiu com o dia da Paixão de Cristo. Esse contexto é de impressionar porque ela uniu seu sofrimento com o Dele, ambos na Sexta-feira Santa", justificou Irmã Cristina Gomes, superiora do abrigo Dom Pedro II, em entrevista para o blog.
O processo de beatificação do "anjo bom da Bahia" tem dez anos, e, agora, com a validação de um milagre que retrata o caso de uma mulher que teve hemorragia depois do parto, era o que faltava para que fosse considerada beata, estágio anterior ao de santa. O decreto deve ser publicado ainda este ano. 
Agora só falta a comprovação de mais um milagre com as mesmas características do primeiro para que ela seja canonizada. Deve ser instantâneo, duradouro, perfeito e sem explicação científica.  
A Igreja Católica e seus fiéis ficam na expectativa para a publicação do decreto de beatificação de Dulce bem como a existência desse segundo milagre, que dará passagem direta para a santificação do "anjo bom da Bahia".


Nenhum comentário: