Visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2008

LIBERA GERAL, "PINGUÇOS"!

Anna Carolina Lima
Tem gente que deve estar vibrando desde que soube que a SET, Superintendência de Engenharia de Tráfego, entrou em greve. Por duas coisas: é ela que faz valer a chamada Lei Seca, como também é a responsável por atrapalhar o trânsito da cidade, deixando-o cada vez mais caótico com os intermináveis engarrafamentos.
Pois é, depois de anunciada essa greve por tempo indeterminado, os "pinguços" que não gostaram da idéia de não poderem mais misturar álcool e direção agora vão aproveitar a "folguinha" que a fiscalização e os bafômetros deram a eles. Afinal, não vai ter quem fique na cola flagrando quem ainda não levou a sério a Lei Seca, a propósito, uma das melhores leis já vigoradas nesse Brasil. Quem também agradece são os motoristas que enfrentam os engarrafamentos, principalmente na hora de pico, o que atrasa a chegada ao trabalho.
A lei que proíbe a ingestão de bebida alcoólica para quem vai dirigir proporcionou a diminuição de acidentes nas estradas, o que de certa forma já tranquiliza um pouco condutores e pedestres, alvos inocentes desses irresponsáveis. Por outro lado, o movimento de clientes nos bares caiu de forma considerável, afinal ninguém vai dar mole de conduzir um carro, até sabe lá Deus onde, depois de "tomar uma", duas ou três, porque todo mundo sabe que quem bebe não tem limites. Quem se atrever a contrariar o que acabei de dizer, com certeza vai ser pego num teste de bafômetro e o destino nada agradável vai ser a cadeia. Isso não é praga. É a lei, meus caros. Aqueles que tiverem dindim de sobra no bolso pagam fiança e são liberados.
Agora pergunto: a Câmara aprovou essa Lei Seca para combater severamente a combinação de bebiba alcoólica e direção. Até ai tudo ótimo. Mas aonde fica a proibição da mistura de droga com direção? Também existe gente "alucinada" por ai pegando no volante e arriscando a própria vida e a dos outros. As autoridades não lembraram disso ou ainda vão criar tal lei? Na minha opinião, em se tratando de drogas, o controle, o combate e a punição deveriam ser muito mais severos. É por causa dela que a violência atua nas pequenas e grandes cidades. O vendedor e o "simples" usuário deveriam ser submetidos à mesma punição. Mas até agora no Brasil só quem leva a pior é o traficante. Enquanto que ao dependente só resta uma clínica para tratamento.
Pois é, espero que tudo se resolva o mais rápido possível e que a SET volte a desempenhar esse belíssimo trabalho, contribuindo assim para a construção da consciência coletiva de que bebida e direção não combinam. Espero também que tais "agentes de boné" não fiquem atrapalhando o trânsito com seus apitos irritantes.
Saiba mais:
Motivos da greve: Os funcionários da SET reivindicam a exoneração do coronel Adelson Guimarães e o pagamento do plano de saúde.
Lei Seca: lei que pune com rigor o motorista que ingerir bebida alcoólica. Sancionada pelo presidente Lula no dia 19 de junho deste ano, diz que é crime conduzir veículos com qualquer quantidade de álcool no organismo.
A punição é considerada gravíssima e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, multa de R$ 955 e retenção do veículo.

Nenhum comentário: