Visualizações de página

quarta-feira, 11 de julho de 2012

No Dia Mundial do Rock, tem CASCADURA no Rock Concha

Nesta sexta-feira, 13 de julho, todo o planeta comemora o Dia Mundial do Rock. Na Bahia, a festa fica nas mãos de conterrâneos amigos de longa data: CASCADURA, em sua primeira apresentação pública depois de lançar o esperado 5º disco de carreira, o Aleluia, e Agridoce, formada por Pitty e Martin, dividem o palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, no festival Rock Concha – que ainda segue até domingo, com Vivendo do Ócio e Titãs (no sábado, 14/7) e Maglore e Frejat (no domingo, 15/7). O show começa às 19 horas e os ingressos, ao valor de inteira de R$ 80, estão à venda no TCA e SACs Barra e Iguatemi.

Finalizado o processo de construção do novo álbum, que foi realizado ao lado de andré t (produtor) e Jô Estrada (coprodutor), o CASCADURA inicia as ações de divulgação do trabalho – e de continuidade de uma história que já soma 20 anos – com nova formação oficial. Além de Fábio Cascadura (voz e guitarra) e Thiago Trad (bateria), dupla que conduz a banda há dez anos, Du Txai assume as guitarras e Cadinho, o baixo.

Du Txai, multi-instrumentista, também participou como músico na gravação do Aleluia e vem acompanhando a banda desde 2010. Já Cadinho, que, dentre os diversos projetos que já integrou, hoje toca com Rebeca Matta, Retro_Visor, Chip Trio e Nganga, chega para completar o quarteto.

Sobre o CASCADURA – Rock da Bahia desde 1992 – O nome CASCADURA reflete uma das mais respeitadas trajetórias dentro da música popular que se faz na Bahia. Formado em 1992, é uma referência do rock nacional, indicação respaldada por público, artistas e crítica Brasil afora. Com cinco discos lançados (#1, 1997; Entre!, 1999; Vivendo em Grande Estilo, 2004; Bogary, 2006; e Aleluia, 2012), diversas participações em eventos de grande importância e uma sólida lista de conquistas alcançadas pelo valor de sua obra, o CASCADURA tem também entre seus títulos o DVD Efeito Bogary, um documentário-musical pioneiro no cenário do rock independente baiano.

O novo disco: Aleluia – No último dia 8 de maio, o CASCADURA fez o lançamento virtual do seu 5º disco: o Aleluia. As 22 faixas do álbum duplo estão disponíveis para download gratuito no site da banda: www.bandacascadura.com. Assim como o Bogary (2006), o novo trabalho é produzido por andré t e CASCADURA, coproduzido por Jô Estrada e foi gravado no estúdio t, na capital baiana. O Aleluia busca o conceito viável que justapõe a personalidade artística do grupo e um discurso novo, que dialoga com as mais diversas esferas da cultura da cidade de Salvador.

Neste universo de referências locais, as ilustrações que compõem a capa e encarte do Aleluia foram feitas pela dupla de artistas visuais Izolag e Ananda Nahu. A imagem criada foi registrada pelas lentes do fotógrafo Ricardo Prado e a direção de arte ficou a cargo do designer Ricardo Ferro.

O Aleluia se destaca, ainda, pela participação de grandes nomes da música brasileira, tais como o maestro Letieres Leite e sua Orkestra Rumpilezz, Móveis Coloniais de Acaju, Pitty, Siba Veloso, Mauro Pithon, Jorge Solovera, Gabi Guedes, Paulo Rios Filho e Jajá Cardoso (Vivendo do Ócio). Há também composições em parceria entre Fábio Cascadura com Nando Reis, Ronei Jorge e Beto Bruno (Cachorro Grande) – os dois últimos ainda cantaram junto com Fábio as canções. Para completar, o Aleluia traz a primeira parceria do quarteto responsável pela produção: a música Cantem Aleluia! foi feita por Fábio, Thiago Trad, andré t e Jô Estrada.

Após a incursão virtual, o disco chegará às lojas em formato físico, num lançamento do Garimpo Música, selo fonográfico independente da produtora baiana Cada Macaco no seu Galho.

Nenhum comentário: