É hora de riscar o salão! Atrações da dança de salão da Bahia e do Rio de Janeiro estarão movimentando o Sábado de Boleros – IIª Edição , que acontece no Centro Espanhol (Barra), neste sábado (31). Flávio Marques e Yasmini Zangrano (RJ), Sandro Guedes (RJ), Daniel Costa, Mariana Lisboa e Jaime Neves (BA) irão ministrar aulas para alunos e praticantes de dança a dois. Será um dia inteiro de conteúdo teórico e prático transmitido para turmas de iniciantes (das 8h45 às 12h30) e para avançados (das 13h30 às 18h30). O valor para participar é R$120. O evento é realizado por Agnaldo Lima, além de Dan Costa e Flávio Marques.
O bolero, que surgiu em Cuba, tornou-se conhecido especialmente como canção romântica mexicana e evoluiu para um ritmo mais lento. Os países que têm mais tradição com o gênero de dança são Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
A primeira edição do Workshop de Bolero aconteceu em 2008, também no Clube Espanhol, com a participação de mestre Oswaldo, do Rio de Janeiro, e a professora Fernanda Carvalho, de Salvador. "A ideia da realização deste evento é fortalecer o bolero em Salvador, trazendo profissionais em ascensão no cenário nacional. Desta forma a dança na Bahia evolui e os simpatizantes desta arte só ganham com isso", considera o realizador Agnaldo Lima.
Sobre participantes
Optar pelo bolero como principal ritmo para o trabalho é a opção do carioca Flávio Marques, que iniciou estudos de dança de salão em 2000, na quadra da Império Serrano, e hoje tem sua própria escola de dança. Além da carreira como professor, cria coreografias, ministra workshops, promove bailes, eventos e realiza apresentações com Yasmini Zangrano. Os parceiros realizaram apresentações em eventos como Bolero in Foco RJ 2013 e 2014, Bolero In Foco SP 2014, Baixada in Dança em 2014, Estilizando o Bolero em 2014, Workshop Bolero Weekend em 2014.
Dan Costa convive com a Dança de Salão desde 2003. A partir 2007, começou a trabalhar na área ministrando aulas e dançando em eventos. Participou como professor e aluno de diversos congressos na área. Em 2010 ingressou na escola de dança da UFBA e hoje é graduado no curso de Licenciatura da mesma. Tem como ponto forte o trabalho em sala de aula e o trabalho coreográfico, levando a Dança de Salão para a cena artística. Mariana Lisboa começou sua história na dança na Academia Bahiana de Dança de Salão (ABDS), onde hoje ministra aulas. Participou de diversos workshops e congressos de dança, como aluna, e hoje ministra aulas em alguns deles.
Respeitado como um dos importantes professores de dança de salão de Salvador, Jaime Neves ministra aulas de diversos ritmos desde 1988, tendo aprendizado e reciclagem contínuas com os grandes mestres do Rio Janeiro, como Jaime Aroxa, Carlinhos de Jesus, Oswaldo, Carlos Bolacha, Raquel Mesquita, Alvaro Reis, Vera Reis, Neuza Abes, Jimmy de Oliveira. Já formou centenas de alunos, possui academia desde 1995. Vai ministrar aula com Jocélia Freire. Natural do Rio de Janeiro, Sandro Guedes é hoje um dos professores mais reverenciados da Bahia. Ele teve como mestres da dança de salão nomes como Leizer Vaz Pereira, Jimmy Oliveira, Rachel Mesquita.
SERVIÇO:
Sábado de Boleros – IIª Edição
Onde: Centro Espanhol
Quando: 31/10, das 8h45 às 18h30
Com: Flávio Marques e Yasmini Zangrano (RJ), Sandro Guedes (RJ), Daniel Costa, Mariana Lisboa e Jaime Neves (BA)
Valor: R$120
Nenhum comentário:
Postar um comentário