Visualizações de página

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Conexão Cultural CFA movimenta Centro de Formação em Artes

O Centro de Formação em Artes (CFA) será palco de debates e troca de experiências sobre produção e gestão de projetos e carreiras nos diversos setores artísticos, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28). É o Conexão Cultural CFA, evento gratuito no qual estudantes, artistas, produtores culturais, dentre outros profissionais interessados, poderão ampliar seus conhecimentos em roda de conversa com profissionais acadêmicos do campo debatido.

Temas como produção cultural, público, gestão cultural e consumo cultural serão abordados nos encontros que reúnem nomes como Deolinda Catarina França de Vilhena, Bianca Cruz de Araújo, Daniele Canedo e Carlota Gottschall. Com trajetórias distintas, estas mulheres são todas profissionais da área da cultura, com larga experiência e foco na pesquisa e na gestão cultural, assunto relevante para a atuação no campo das políticas públicas.

Situado no Pelourinho, o CFA faz parte da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Para Marle Macedo, diretora do CFA, estes encontros propiciam um espaço de diálogo que possibilita o conhecimento de diferentes experiências na produção e gestão da cultura. “A troca de ideias e o compartilhamento das vivências dos convidados podem contribuir para ampliar a qualificação desses jovens estudantes e de profissionais, assim como fortalecer suas iniciativas produtivas”, considera.


Confira a programação com perfil de cada expositora:


27/10 (Terça)

14h30 - Produção Cultural: artistas como protagonistas de sua história.

Deolinda Catarina França de Vilhena – Pós-doutora, professora do Departamento de Técnicas do Espetáculo e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (PPGAC - UFBA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção teatral, atuando nos temas: produção teatral, políticas culturais, teatro brasileiro, teatro francês e economia da cultura.


15h10 - Público Cliente: A importância do público para as organizações artísticas.

Bianca Cruz de Araújo -Mestranda do PPGAC - UFBA, tem como projeto de pesquisa Estudo de caso entre os teatros Globe Thetre e Vila Velha: Semelhanças e Antagonismos. Atua como produtora cultural desde 2000 e possui experiência na área de Artes, com ênfase em Produção e Gestão Cultural, atuando com coordenação de produção e produção executiva, planejamento estratégico e gestão de edifícios teatrais.

15h40 às 17h - Debate

28/10 (Quarta)

14h30 - Projeto Gestão Cultural Mundo Afora 

Daniele Pereira Canedo - É gestora cultural, capoeirista e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Daniele também é doutora em Mídia e Estudos da Comunicação (Doctor in Media and Communication Studies), pela Universidade Livre de Bruxelas (Vrije Universiteit Brussel, VUB) e pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe. Desde 2012, Daniele coordena o projeto Gestão Cultural Mundo Afora, que tem por objetivo promover a troca de experiências sobre gestão cultural em setores específicos.

15h10 - Consumo cultural

Carlota Gottschall - Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA. Foi Diretora de Economia da Cultura da SecultBA e, atualmente, é assessora da FUNCEB e professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

15h40 às 17h Debate


SERVIÇO - Conexão Cultural CFA

Quando: 27 e 28/10, 14h30 às 17h

Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB

Rua do Bispo, 29, Solar São Dâmaso, Pelourinho

Entrada: Gratuita

Capacidade de lotação: 50 pessoas

Público-alvo: Estudantes e professores de Dança e de Música da FUNCEB/CFA; servidores da FUNCEB e SecultBA; demais estudantes, artistas, produtores e profissionais interessados de uma forma geral.


Nenhum comentário: