Visualizações de página

sexta-feira, 14 de março de 2014

Festival de rua reúne artistas de várias partes do mundo

Depois do carnaval, a “nova” Barra vai ser palco do 10º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, evento que apresenta as artes mais democráticas do planeta. Todos os shows são abertos ao público, realizados ao ar livre, sem palcos e sem barreiras entre artistas e espectadores. Em sua décima edição, o festival traz a Salvador (Farol da Barra e na Avenida Oceânica), e leva a Santo Amaro da Purificação e Santo Antônio de Jesus 23 atrações artísticas de 10 países, representando quatro continentes, que realizam apresentações gratuitas nas ruas das cidades por onde passam. Shows circenses, teatro, poesia, dança, artes plásticas e música sob a direção artística de Bernard M. Snyder, o “homen-banda”, e direção geral e produção de Selma Santos.

Na capital, o 10º Festival de Rua será realizado nos dia 14, 15 e 16 de março, no Farol da Barra e na Avenida Oceânica, na sexta-feira e no sábado a partir das 19h e no domingo, a partir das 17h. Em Santo Antônio de Jesus, os artistas vão “invadir” a Praça Renato Machado nos dias 18 e 19 de março, às 19h. Na cidade de Santo Amaro, as apresentações serão realizadas nos dias 21 e 22 do mesmo mês, na Praça da Purificação, sexta-feira, às 19h, e sábado, a partir das 17h. Esta edição terá a presença do ator baiano Jackson Costa, declamando poesias (dia 14 de março é o Dia da Poesia e dia do aniversário de Castro Alves) e participação do Circo Picolino.

O Festival de Rua conquista, a cada ano, novas praças. O evento já foi realizado em dez localidades diferentes de Salvador: Aeroclube (três anos), Praça da Sé (dois anos), Campo Grande (dois anos), Farol da Barra, Parque da Cidade, Comércio, Liberdade, Ponta do Humaitá (três anos), Praça Municipal e Ribeira (três anos). No interior do estado os artistas do Festival já se apresentaram em Santo Amaro, Juazeiro (dois anos), Sobradinho (três anos), Paulo Afonso (quatro anos), Maragojipe e Conceição do Almeida.

Em 2014 o festival volta a Santo Amaro e estréia em Santo Antônio de Jesus, além de inaugurar o novo cartão postal de Salvador, a recém-reformada Orla da Barra.

O Festival Internacional de Artistas de Rua recebe apoio do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Festival de Rua: Cultura na Praça - Espetáculos de Graça.


Nenhum comentário: