Visualizações de página

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Razões para se exercitar

Primavera no ar, as pessoas começam a ir à praia e voltam em maior número às academias de ginástica. Mas, passado o entusiasmo inicial pela conquista de um corpo mais bonito e sarado, o grande desafio é vencer o tédio de fazer os mesmo exercícios durante meses, em meio e uma rotina de vida cada dia mais pesada. E mais, pesquisam revelam que os motivos para se freqüentar uma academia vão muito além dos estéticos : saúde, bem-estar, socialização, complementação de tratamentos médicos, necessidade de perder peso, novos aprendizados, melhoria do humor, desempenho no trabalho e na vida sexual... felicidade ! Mas onde encontrar tudo isso, especialmente para aqueles que não se encaixam no perfil do público que freqüenta a maior parte das academias de Salvador ? Se forem, por exemplo, pessoas mais velhas, ou crianças, ou tiverem necessidades especiais ?

No Espaço Calli, fundado há dez anos, a principal filosofia de trabalho é a de oferecer melhoria na qualidade de vida das pessoas, independente da idade, desde a reabilitação até o fitness. E... felicidade ! Lá, os alunos - desde os que necessitam de tratamentos especiais até de condicionamento físico – são acolhidos num ambiente agradável e repleto de possibilidades. O Espaço Calli oferece aulas de musculação, com especialização em cardíacos, diabéticos e hipertensos, pilates para adultos e crianças (pilates kids), fisioterapia aquática (hidroterapia) muito eficaz para pacientes ortopédicos, neurológicos, gestantes, idosos e crianças com necessidades especiais, hidroginástica, várias modalidades de yoga, como Hata Yoga e Fly Yoga e reeducação postural – RPG,além de tratamento estético para rejuvenescer e tirar a gordurinha localizada.

Foto: Divulgação
Com um corpo de profissionais de nível superior, com formação em educação física e fisioterapia, no Espaço Calli as condições físicas e mentais de pessoas de diferentes idades são levadas em conta desde o primeiro momento. “É notório que os idosos que nós do Espaço Calli atendemos, tem uma carência afetiva presente. Sendo assim, além de pensarmos em sua condição física temos que lembrar desse lado da interação social que estará presente no dia a dia no espaço”, afirma Pablo Couto, fisioterapeuta e um dos diretores da Calli, evidenciando a importância do cuidado com o ser humano integral que chega para se exercitar.

BOAS RAZÕES PARA MALHAR

QUEM FAZ EXERCÍCIOS GANHA MAIS DINHEIRO - Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pelo economista Vasilios Kosteas, da Cleveland State University. De acordo com ela, pessoas que fazem exercícios físicos pelo menos três vezes por semana ganham 9% mais do que sedentários. Quem malha de uma a três vezes na semana, ganha 5% a mais. A razões é que a ginástica ajuda no foco e na atividade cerebral, liberando endorfinas e melhorando a saúde e as habilidades físicas e emocionais das pessoas.

MELHORIA DO DESEMPENHO SEXUAL - O exercícios físicos podem ser benéficos para prevenir e tratar a disfunção erétil, e, ainda, aumentar o desejo sexual. Pesquisadores da Unicamp conseguiram provar que praticar atividades aeróbicas cinco vezes por semana, por pelo menos meia hora, é um bom tratamento para problemas de ereção. Já um estudo da University of California mostrou que corridas de 15 a 20 minutos de duração, todos os dias, são suficientes para aumentar a libido de mulheres e homens com problemas de desejo.

MELHORIA NOS ESTUDOS - Investigações recentes feitas em diversos países revelam que vale a pena, mesmo estudando e trabalhando, encaixar exercícios na dura rotina diária. Os resultados mostram que a atividade cerebral, a memória e o aprendizado sofrem considerável melhora com o exercício, em comparação com pessoas sedentárias. Uma pesquisa da University of Illinois, nos Estados Unidos, por exemplo, indicou que os treinos estimulam a produção de neurônios ligados às funções cognitivas, que permitem assimilar e memorizar conteúdos.

TRATA A DEPRESSÃO - Uma pesquisa de 2011, feita pelo UT Southwestern Medical Center, provou que exercícios muitas vezes tratam a depressão onde os remédios não conseguem sucesso. Os cientistas analisaram um grupo de pessoas de 18 a 70 anos com quadro de depressão e que não haviam respondido bem ao medicamento dado no início do tratamento. Depois de fazerem exercícios por 12 semanas – escolhidos de acordo com o perfil de cada um, 30% se recuperaram completamente e 20% tiveram melhora considerável. Resultado que não havia sido alcançado pelas pílulas.

AJUDAM MUITO NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE - Um estudo americano indica que a causa da morte precoce de uma em cada dez pessoas está ligada à falta de ginástica. A pesquisa afirma que, todo ano, 5,3 milhões de pessoas perdem a vida por doenças cardíacas, diabetes, câncer de mama e cólon, além de outros problemas ligados ao sedentarismo.

Além de prevenir doenças, as atividades físicas podem contribuir para a recuperação, de acordo com vários estudos. Um deles, realizado na Universidade de São Paulo – USP, indica que as atividades regulares ajudam no tratamento de diabetes mellitus tipo 1. Além disso, eles são benéficos para melhorar a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que também indica a sua contribuição no tratamento de doenças coronarianas.

Nenhum comentário: