Visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Artigo: Leite materno nunca fez mal a ninguém!

Por Anna Carolina Lima*



                                                                 Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde lançou na semana passada a Campanha Nacional de Amamentação 2012. A Em Foco lista os benefícios e a importância da amamentação no desenvolvimento do bebê.

Após a confirmação da gravidez e passados os nove meses de gestação, com toda insegurança, preocupação e ansiedade normais para este período, após o parto, a mãe ainda tem muito a descobrir para a criação do filho, isso inclui a amamentação.

Toda mulher, mãe, deve amamentar seu filho exclusivamente com leite nos primeiros seis meses de vida e, após esse período, continuar com a amamentação até os dois anos ou mais, para reduzir a mortalidade infantil. Segundo dados do Ministério da Saúde, na última década o Brasil diminuiu em 47% a morte de crianças de até 1 ano de idade.

Para especialistas, o aleitamento materno tem papel fundamental no início da vida da criança tanto pelo aspecto físico quanto pelo laço familiar. Nutricionistas dizem que o leite materno tem a quantidade ideal de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que o bebê precisa.

O leite materno é rico em imunoglobulinas, que são as substâncias responsáveis pela imunidade do bebê. Por isso, ele deixa a criança resistente a infecções, alergias, doenças e até mesmo complicações como cólica e estresse. Ele também protege o bebê de disfunções como diarréia, desidratação e reduz a incidência de infecções respiratórias. O leite materno pode fazer diferença na vida da criança.

Benefícios que a amamentação traz

Entre os benefícios da amamentação estão o fortalecimento da imunidade da criança, é o melhor alimento para o intestino, proporciona mais segurança e tranquilidade ao bebê, diminui o risco de alergias, evita cólicas, previne doenças futuras, combate a anemia, ajuda no desenvolvimento cognitivo, desenvolve a arcada dentária e ajuda no crescimento dos prematuros.

Mesmo sabendo dos benefícios da amamentação, algumas mães ainda resistem. Elas têm certos tipos de pré-conceitos, como o "leite fraco", que na realidade não existe. Há ainda o temor que o leite seque, caso a mãe fique nervosa.

No período da amamentação, algumas rachaduras podem aparecer no bico do seio. Elas são causadas pela posição incorreta na hora de amamentar.

Portanto, você, mamãe, consciente e preocupada com a saúde do seu filho, não negue leite para ele. Amamente o máximo que puder. Leite materno nunca fez mal a ninguém!

*ARTIGO PUBLICADO NA MINHA COLUNA EM FOCO DO BAHIA MULHER

Nenhum comentário: