Visualizações de página

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Boa Noite e Boa Sorte

Anna Carolina Lima
Boa Noite e Boa Sorte é um filme que gira em torno do senador americano Joseph McCarthy e do jornalista, âncora e diretor do Departamento de Educação da Rede de Televisão CBS, Edward R. Murrow.
O início de toda a problemática tratada pelo longa, foi a denúncia pública sem provas que o senador McCarthy fez na década de 50 (auge da Guerra Fria) e a posterior perseguição aos supostos integrantes do Partido Comunista infiltrados no governo americano. Com medo de serem alvo de suas acusações, poucos jornalistas se manifestaram contra o político. Sendo exceção, Murrow e sua equipe compram briga com o senador e resolvem expor ao público sua conduta duvidosa.
O filme é uma espécie de junção de documentário com ficção. O roteirista e diretor George Clooney utiliza imagens e citações reais do senador Joseph McCarthy e do jornalista Edward R. Murrow para compor as cenas. O cenário é o estúdio da Rede de Televisão americana CBS, situada em Nova York.
Filmado em preto-e-branco e com uma linguagem direta, o longa conta como Edward R. Murrow e sua equipe de reportagem “atacava” McCarthy através do programa de linha investigativa, See It Now, no qual Murrow era âncora. Foi desse programa que surgiu o título do filme. Encerrando cada edição, o apresentador dizia a seguinte frase para os telespectadores: “Boa Noite e Boa Sorte”.
Além de mostrar um período importante na história dos Estados Unidos, o filme dá uma idéia geral ao público expectador de como é o funcionamento de um ambiente jornalístico. O predomínio do clima de tensão, o compromisso com a verdade dos fatos, mesmo que a conseqüência seja a pior possível, e a luta do produtor e dos repórteres contra o tempo (utilizando como exemplo a rede de TV CBS).
Baseado em fatos reais, Boa Noite e Boa Sorte transporta da tela para o mundo a discussão polêmica sobre a censura imposta por McCarthy aos cidadãos americanos.

3 comentários:

Jussilene Santana disse...

Anna, gostei de ver o texto de Boa Noite aqui. Vá treinando e Boa Sorte (mais uma vez o trocadilho é inevitável...).
Passarei aqui mais vezes.
Beijos,
Jussilene

Anônimo disse...

Anna,
Gostei de ver o comentario de Boa Noite aqui. Isso, vá treinando e Boa sorte (o trocadilho parece mais uma vez inevitável).
beijos e passarei aqui mais vezes,
Jussilene

Anônimo disse...

Muito bom! Assim como o filme o comentário são muito bons. Acredito q os dois são mais direcionados a quem conhece algo de jornalismo. Não acharia fácil enter o filme se n fosse estudante de jornalismo, mas o comentário dá uma noção boa para quem nada sabe.
Parabéns!
bjos