Visualizações de página

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O jeito é atacar

Anna Carolina Lima


Faltando três dias para as eleições, foi realizado na noite de ontem (02) o último debate entre os cinco candidatos que disputam o cargo da prefeitura de Salvador. Chega ser até cômico ver aqueles rostinhos de macho maquiados e sorridentes na frente das câmeras. Vale tudo quando a intenção é passar a melhor imagem para o eleitor.
Mediado pelo jornalista Alexandre Garcia, o debate foi dividido em cinco blocos. Os temas e os canditados que faziam as perguntas eram escolhidos através de sorteio.
O primeiro bloco foi marcado pela tranquilidade. Temas específicos, como Turismo, Saúde, PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), Iluminação Pública e Trânsito foram colocados em questão.
As provocações ganharam força a partir do segundo bloco. A tática adotada por Antônio Imbassahy (PSDB), ACM Neto (DEM), Walter Pinheiro (PT) e Hilton Coelho (PSOL) foi praticamente a mesma. Diante da publicação da pesquisa de opinião feita pelo Datafolha na última quarta-feira (01), era de se esperar que todos os ataques fossem em cima do candidato e atual prefeito de Salvador, João Henrique, afinal, segundo o mesmo instituto de pesquisa, o peemedebista segue na liderança das intenções de voto.
O alvo de ataque era sempre João. Mas o filho do senador João Durval não engoliu pilha e também partiu para cima, procurando se defender das "balas". O destaque da emocionante "guerra" ficou por conta das cenas que envolviam ele e Imbassahy. O ex-prefeito de Salvador foi quem deu a largada para o clima de tensão que seguira, quando questionou a João o motivo de ter mencionado o nome do radialista Mário Kertész no debate promovido pela Rádio Sociedade. "Você disse que era para eu aguardar que Mário Kertész vinha ai. O que ele tem a ver com sua campanha? Ele fala por você?", provocou.
Seguindo as perguntas João levantou a questão sobre uma possível montagem feita com a imagem do presidente Lula em um dos comícios de Pinheiro, perguntando se Neto acreditava que Lula teria feito parte do evento. Neto aproveitou a oportunidade para dizer que alguns candidatos utilizam o nome do governador e do presidente como forma de sustentação de campanha.
No terceiro bloco foram feitas perguntas sobre transporte público, obras públicas, meio ambiente, crescimento econômico e segurança. ACM Neto alertou a população sobre a gestão do atual prefeito. "João Henrique é um prefeito de quatro meses de obras. Eu quero ser um prefeito de quatro anos", disse. Em outro momento João aproveitou para falar do carlismo que persegue Neto, mas o candidato do DEM revidou: "Eu convido você a vir para o futuro, para a modernidade, para o século XXI".
Foi no quarto bloco que o debate pegou fogo. Enquanto João insistia em dizer, com um sorriso no rosto, que Salvador tinha deixado de ser a capital nacional do desemprego, Imbassahy rebateu: "Você tem bem que comemorar porque conseguiu empregar de uma só vez a sua família". Respondendo a afirmação, João disse que era para Imbassahy ter mais respeito com João Durval. "Você deve muito ao senador João Durval e a Antônio Carlos Magalhães. Traiu ACM e foi ingrato com João Durval. Isso comprova que você tem má índole e é mau caráter", alfinetou João. Sentindo-se agredido, Imbassahy pediu direito de resposta e disse: "Você me respeite".
Dando continuidade ao clima de tensão, Imbassahy completava: "Fale a verdade para a população. Não fique fazendo propaganda enganosa. O atual prefeito João Henrique parece que mora em outra cidade".
No quinto e último bloco os candidatos fizeram as considerações finais. O destaque ficou por conta de Antônio Imbassahy, que ensaiou um V de Vitória. Postura de quem no início do debate disse que não se deve confiar em pesquisas de opinião.
É, senhores, o que se viu mais uma vez foram algumas discurssões entre os candidatos. Até Hilton 50 entrou no meio do bafafá.
O eleitor não é besta e vai analisar com cuidado antes de dar o voto de confiança. Agora é esperar chegar domingo (05) para ver o resultado de tudo isso. E que vença o melhor!

Nenhum comentário: