Visualizações de página

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CENSURA DECLARADA

Anna Carolina Lima
Os Jogos de Pequim 2008 terminaram e o que se viu foi a censura declarada à internet por parte do governo da China. Onde já se viu controlar algum meio de comunicação e, consequentemente a informação? Pelo visto as autoridades chinesas não se identificam nem um pouco com a palavra democracia. Ter acesso a informação é um direito de todo cidadão comprovado pela lei de Imprensa, nº 5.250, de 09 de fevereiro de 1967, cujo artigo 1º do capítulo I diz o seguinte: " É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer".



Tal postura revela que a China não cumpriu com o que prometeu há sete anos, quando disse que não ia restringir o acesso à internet e a liberdade de imprensa seria mantida. Sites que trazem conteúdos sobre o Tibete ou que mencionam o culto espiritual Falun Gong foram bloqueados, restringindo assim o acesso de jornalistas estrangeiros.


Mesmo sabendo que o governo chinês exerce forte controle sobre a mídia do país, ainda tinha gente que acreditou na "piada" do acesso livre à internet durante a competição esportiva. Ah, me faça uma garapa, viu!


Nenhum comentário: